Mas sabemos cozinhar
Um belo doce fizemos
Para depois o saborear




O grupo da sala dos 4 anos A teve oportunidade de vivenciar mais um S. Martinho, através da elaboração de várias atividades/ estratégias: canção “1,2,3 castanhas”; aprendizagem da lenda de São Martinho, a partir de um pictograma; elaboração de fantoche “Castanhinha”; decoração de castanha para decorar área do magusto; presença de um senhor assador de castanhas; magusto/ convívio com crianças e adultos de outras salas; registo do magusto e outras tradições de S. Martinho.
Por sua vez, tais atividades permitiram trabalhar as áreas de desenvolvimento/ áreas de conteúdo, nomeadamente, na área de formação pessoal, social e emocional; área da expressão e comunicação e a área do conhecimento do mundo.




As cores de outono invadiram a sala do primeiro ano B e inspiraram os alunos na elaboração destas belas e coloridas árvores de outono.
Todos adoraram experimentar uma técnica nova de pintura e o resultado final está à vista… digam lá se não estão giras?!

Este foi um mês muito atarefado na sala dos 2 anos da Creche da Afurada. Entre a elaboração de castanhas para o Magusto e a realização de enfiamentos, temos trabalhado muito a nossa criatividade e as nossas competências de motricidade fina. Cá fica a nossa amostra!


Enquadrada na estação do ano, a sala dos 4 anos B explorou a história “Para que serve um ouriço-cacheiro”.
Esta tinha como objetivo refletir sobre a causa de respeitar os animais, pois são seres vivos que também têm sentimentos.
No seguimento, realizou-se dois momentos de registo acerca da mesma, nomeadamente, em grupo através de um mobile e individualmente no caderno.
Até breve!!!



No passado dia 16 de outubro celebramos o Dia Mundial da Alimentação e tivemos a oportunidade de conhecer o projeto Fruta Feia.
Esta é uma organização que tem como principal objetivo alertar para a necessidade de reduzir as toneladas de alimentos de qualidade que são devolvidos à terra, pelos agricultores.
Com esta atividade, aprendemos que apesar de a fruta não ter o aspeto perfeito em termos de cor, formato e calibre, continua a ter qualidade e a ser igualmente saborosa!
Assim, se alterarmos os padrões de consumo, conseguimos evitar não só o desperdício alimentar, como também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção (como a água, as terras cultiváveis, a energia e o tempo de trabalho).




